quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Novos Tempos

A moça entra na loja com a pele totalmente bege. Bege como não se via há muito tempo. A vendedora, numa tranquilidade disfarçada, leva a moça até a salinha de emergência para UVCs - Ultimas Vítimas de Suas Consciências - para conversarem melhor, como explica para a visitante, por ora, indesejada. Os outros clientes da loja, com seus corpos púrpuras, saudáveis e felizes, constrangem-se com a situação embaraçosa e fingem nada ver. A gerente da loja agradece e respira aliviada.

Já na sala apropriada, a vendedora conversa com a UVC:

- Meu Deus o que houve com você? Tá tãããããão inicio de século. Uma cara de doente... Melhor, uma cara de desleixada mesmo. Desculpa a sinceridade.

A moça acena com a cabeça e a vendedora continua:

- Não entendo, por que parar de usar nossos produtos? Você saiu tão bem daqui da última vez, tão púrpura, tão feliz. Pela coloração da sua pele nota-se logo que não usa nada ha pelo menos 2 semanas, estou certa?

- 3 semanas – responde baixinho – mas eu precisava...

- Claro, claro! Entendo, precisava ver para onde o mundo esta indo, com tanta corrupção, impunidade, poluição, desigualdade social, pobreza, bla, bla, bla... Certo? Mas você não precisa mais disso! Com seu nível intelectual, classe social, não tem realmente necessidade de lidar com temas tão fora de moda. Três vivas à modernidade! Repita comigo: Viva, viva, viva...

- Viva, viva, viva... – responde um tanto constrangida. - Olha, chega uma hora que não da mais... Eu queria resistir...

- Ótimo! Vou começar com os produtos de nossa linha permanente: pelo que estou percebendo você esta precisando de alienação, resignação, consciência tranquila, enfim... O nosso kit básico de sobrevivência no mundo moderno. Vou trazer aqui umas amostras, você prova e vemos como fica, ok?

- Ok. Felicidade vocês ainda não vendem não, né?

- Querida, esses sentimentos mais complexos ainda não foram sintetizados em lugar nenhum do mundo. Mas, pode ter certeza, quando forem lançados aqui será o primeiro lugar a vendê-los!

A moça toma todas as amostras, pílulas e pílulas roxas. A vendedora afirma e reafirma como ela esta LINDAAAAAAAAAAAAA realmente vibrante e já ganhando um arroxeado saudável e brilhante. Um certo ar de requinte, aristocrático mesmo. A moça agradece e sente um alívio tão profundo e reconfortante que quase se sente feliz. Agradece a vendedora com um sorriso e se prepara para ir ao caixa pagar, vai saindo, quando a vendedora a chama:

- Márcia!! Falta você conhecer nossa coleção outono-inverno que A-CA-BOU de chegar... Vem, senta um pouco mais, vou trazer um cafezinho, um bolo para te apresentar com calma...

- Estou com um pouco de pressa, do que se trata?

- Então querida, é tecnologia de ponta que estamos trazendo para nossos clientes. Por enquanto, uma exclusividade de nossa loja. Uma nova tendência para executivos como você. Estamos sintetizando: falta de ética e de caráter! Produtos fundamentais para quem quer se manter competitiva e sintonizada com o mercado de trabalho.

- Ah não, brigada, fica pra próxima...

- Mas ta todo mundo levando, corre o risco de você voltar e já ter acabado, hein?

- Olha, eu realmente não duvido...

2 comentários:

  1. Ih, olha só a Tatá política! Ficou muito bacana o texto. :-)

    Só diria pra ter cuidado com generalidades. Eu sempre fico com medo de que os meus textos possam ser mal-interpretados (e mal-apropriados) quando falo de algo genérico como a alienação política, por isso tento deixar o MEU ponto de vista bem explícito.

    Um dos meus exemplos favoritos (que já te mostrei antes, mas nunca é demais postar de novo) é o vídeo do Adnet:
    http://www.youtube.com/watch?v=jrUVle5wdPY

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica Thimiguete! Tem razao!!!! :o) ALias, esse video é demais. Eu adorei!!!!! SEmpre bom rever :o)

    ResponderExcluir